quarta-feira, 23 de abril de 2008

Jantar dos Skipper's (Mansos)

A fim de combinar (bem) a tramóia, amanhã (Quinta-feira), irão jantar ao Augusto dos Bifes (Rossio -Aveiro) os mais mansos skippers da beira Litoral. Isso mesmo. Aqueles que andam dias e dias, a buscar na NET uma abertinha de tempo para fazerem apenas um bom par de milhas. Mansos, pois claros...
Irão jantar (o melhor que sabem fazer) e caso haja alguém a quem nestes homens veja alguma notoriedade, certamente que estarão disponíveis para dar autografos. Em sessão rápida, para a cerveja não ficar "choca".
A sobremesa mais desejada será certamente . . . . . . Internet sem fios.

AVISO


O Cap. Veiga está a organizar o regresso de Sanxenxo (ou arredores) este domingo, de camioneta. Inscrições com ele, com comentários neste post ou em post identico no Ventosga. Da nossa parte bamos saír sábado de manhã, rumo a Biana do Castelo, jantar no Restaurante da Mariana em Afife, largada de Biana pelas 8 da madrugada de domingo com rumo às Rias Baixas, probabelmente Sanxenxo, ou Caramiñal, ou Bigo.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Adiamento de incorporação

Todos os velejadores (mansos) da AVELA, gostariam de ter as embarcações na Galiza, mas como o São Pedro (pelo menos parece) anda com Alzheimer e vai fazendo com que o tempo ande às avessas connosco. Ao que parece o Cap. Licas desta vez vai "arrebatar" todos os troféus da Regata. Estou a imaginar a capa da "Voile" cheiinha de taças e troféus com a cara do Licas entre o Ouro e o Cristal.

Para já registe-se o adiamento de incorporação.

Estava nos planos o NVV Veronique, o CELTA MORGANA e o Barco/Cozinha TIBARIAF largarem amanhã (Terça) para Viana do Castelo, mas foi cancelada.
Tentaremos no próximo fim de semana se o São Pedro melhorar da tola.

Consultados os mais sites mais comuns (Meteo + Windguru + FNMOC + INM + div) aqui vai um pequeno resumo.

(Desde Sábado) No FNMOC não está disponível o forecast da ondulação, mas temos:

Pouco vento vindo de Sul, com a temperatura do ar a aquecer qualquer coisa, relativamente aos dias anteriores. Forecast para 25 ABR às 0600.
Nas isobáricas, verifica-se pressões na ordem dos 1024, o que é muito muito bom !!!!
O problema poderá vir de cima, isto é de Norte com uma ondulação tipo "Shock Waves" (daquelas ondas que ficam tesas), que poderemos ler no
http://www.inm.es/ (que é o Meteo dos Espanhóis) e no site do Hidrográfico. Uma depressão muito a Norte de Finnisterra e bastante longe, poderá deixar rasto (ondulação grande) na Costa da Morte e a SUL. No Hidrográfico e consultando os dado on-line, as ondas ainda andam acima dos 3 metros, facto suficiente para molhar a marquise da minha embarcação. Manda aí 4 metros para cima da Malta. No entanto a Info para o Surf dá o,7 metros, facto que não corresponde a tormenta (excepto: mar da Palha).

Concluido que a coisa está baralhada, e vamos ver o que é que dá, mas mau não seria uma noitada em regime directo para VIGO, a lembrar "antigamente quando éramos jovens".
Vamos ter fé, muita fé, e vamos juntar as nossas fezes acreditando que no fim-de-semana, poderemos navegar para Norte com um cheirinho a Cravo. Para "avivar" a memória fica a imagem de marca de João Abel Manta e a promessa de um tinto antes da largada. Viva a Liberdade.


quinta-feira, 17 de abril de 2008

Carta do Cap. Licas

Vigo, Marina Dávila 16 de Abril de 2008



Caro Pardalinho:



Como podes ver pela estampilha no envelope, chegámos (Eu e o Zé Lu) à Galiza. Percebes-te logo ao ver o Rei Juan Carlos de Bourbon (que te manda cariños) com um carimbo dos "Correos". A viagem feita em duas pernadas, correu muitissímo bem. Fiz uma paragem em Viana do Castelo onde aproveitei para fazer um ARRAIAL MINHOCO (perdão Minhoto), para além duma trepada ao Monte de Stª Luzia onde orei por todos vós. De madrugada, com o arraial já morto, derrotámos o canal e "arrotámos" ao Cabo Silleiro. Gastámos cerca de 15 litros de Diesel e seis embalagens familiares de Alka-Seltzer e Gurosan, mas o motor respondeu muito bem a estes aditivos. Cerca das 15 horas, com um sol escaldante e eu escondido por detrás das minhas lentes Polaroid começámos a avistar Vigo. Umvigo, dois umvigos éna pá... sao tantas.

Mando-te esta foto que relata a nossa chegada, pois não tenho "Português" nem "Galaico" que "ex prima" a gratidão com os organizadores da Regata.

Não há "mastro" que aguente esta regata.

Cumprimentos para as tuas gentes,

Cap. Licas Zurk - Cap. de 7 mares


quarta-feira, 9 de abril de 2008

Novas funcionalidades

Tal qual a Administração Pública este blogue está na linha da frente em modernidade nas novas tecnologias. Para os mais distraídos, e só para esses, na barra da direita encontram-se uns "feeds" com a leitura da Boia de Leixões e os Avisos aos Navegantes mais frequinhos. Dados com certificado de origem e salubridade do Instituto Hidrográfico.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Fim-de-semana Lusitano I

A coisa está feia, embora deslize no bom sentido para o fim-de-semana. Para a noite de sexta-feira é completamente desaconselhável a navegação. A "borrasca" já passou, mas o rasto está no mar. Vamos equacionar (may be) sair no Domingo pela manhã com destino à Póvoa do Varzim, e mesmo assim, a decisão só poderá ser tomada no Sábado. Sem grandes chances . . .
Aqui fica o último aviso aos Navegantes do IH - está frequinho e é para a Figueira.

terça-feira, 8 de Abril de 2008, 16:44:52 avisos.navegacao@hidrografico.pt (Avisos Navegacao)
Em VigorGL98
MONSANTORADIO 081443 UTC ABR 08
NAV. WARNING 530/08
PORTUGAL-PORTUGAL CONTINENTAL-COSTA OESTE-FIGUEIRA DA FOZ
BARRA FECHADA A EMBARCACOESDE COMPRIMENTO INFERIOR A 11METROS.
ANAV 527/08 CANCELADO.NNNNCancel date:

E agora para Aveiro.


terça-feira, 8 de Abril de 2008, 16:44:52 avisos.navegacao@hidrografico.pt (Avisos Navegacao)
In ForceRL94

MONSANTORADIO 071930 UTC APR 08

NAV. WARNING 525/08PORTUGAL-CONTINENTAL PORTUGAL-WEST COAST-AVEIROHARBOUR

ENTRANCE CLOSED TO VESSELS UNDER 15 METERS LENGHT.NNNNCancel date:

Consultem os Avisos. Os Algarves fecharam. A bóia do IH colocada em Leixões atingiu 7 metros (sete - seven - siete - sieben) na noite passada. É coisa rara !!! Duvidam ??? Aqui fica o gráfico para memória futura.



Leva umas horas para limpar. Já desceu dos 4 metros, mas para navegar para Norte, com vento de proa, é coisa pra 30 horas. Doi-me as costas, e assim não dá...
Em matérias de vento (e de acordo com o site FNMOC) constata-se que Sábado estarão abertas todas as janelas pelo que vai dar "corrente de ar". As setas amarelas significa que poderá dar "30 nozes". É muito fruto seco a bater na cara de um homem.
Gosto de nozes, mas poucas de cada vez.
Cliquem no endereço abaixo e vejam como estará a coisa.
Tá mau, António .... a coisa sobe mais depressa que um elevador.