sexta-feira, 6 de julho de 2007

Jogos Olimpicos (do Sul) de Pequim



Decorre em Cascais o Campeonato do Mundo de Vela (classes olimpicas) que serve também para o apuramento (da maior parte dos lugares) para Pequim 2008.

Nesta competição, deveriam estar presentes e a lutar por um lugar na China, os velejadores Gil Conde e Renato Conde a bordo de uma embarcação esquisita, denominada de 49'er.

Os rapazes até tinham um "convite " da organização para participarem neste evento, mas (há sempre um mas nestas histórias) teriam de ser inscritos pela FPVela, que não o pretendeu fazer. Sem mais explicações. Ponto final. Ninguém poderá "corer" naquele lugar, nem os "Condes" tiravam o lugar a ninguém. Aquela vaga era deles.

Mas o "mas" desta história, e do facto de terem ficado de fora, na minha modesta opinião apenas poderá obdecer a critérios geográficos.

Porque razão a "Vela" poderá sair de Cascais ?

A vela não é entendida como um exclusivo paradigma de Cascais ?

Para quê e como se poderá fazer Vela fora de Meca ?

A "Vela" é de Cascais como os "ovos moles" são de Aveiro.... E pronto.

Não há (nem deveria haver nunca) nenhum velejador a norte de Cascais nesta competição. Jamais os interesses superiores da vela, poderiam prevalecer sobre tão nobre região e sobre a opinião de gente tão "bem-vestida" e com sotaque da linha.

Resta-nos a nós o contentamento de sermos amigos e camaradas de ria do Renato e do Gilberto e pedir ao Gustavo Lima, à Sara Carmo, ao João Rodrigues,à dupla Álvaro Marinho e Miguel Nunes, à dupla Afonso Domingos/Bernardo Santos,à dupla Henrique Anjos/Afonso Marques, ao Jorge Lima, ao Francisco Andrade e ao Frederico Pinheiro de Melo que lutem pela bandeira e não ganhem os "tiques" dos "bem-vestidos".

Bons ventos Portugal.


P.S. - Enquanto a "nata de cascais" se desdobrava em entrevistas para a TV, os "rejeitados" em conjunto com Francisco Lobato foram "campeões Nacionais de França na Classe POGO.

2 comentários:

joao madail veiga disse...

Já para não falar de mim proprio, campeão do Mundo com o Veronique, na classe ferro/9,5 tons/51 almudes, que, miseravelmente, não me foi permitido entrar nestas regatas.
Pois fiquem com as regatas que eu fico com os almudes.

Raquel Sabino Pereira disse...

Vão ao Atlântico Azul ver o filme que coloquei hoje sobre a Regata Moita-Vila Franca de Xira-Moita do passado fim-de-semana! Starring Amigos Moita, com Pedro Ayres de Magalhães e Teresa Salgueiro ao leme!!!