A afinação do velame em regata, tem "muito que se lhe diga". As escotas bem caçadas e um correcto posicionamento do carrinho da retranca, são fundamentais para uma boa "performance" em regatas. Quem o diz é o sueco que escreve os manuais da volvo.
Grande maestria nesta mareação. Eu próprio, tentando implementá-la, não o faço com esta maestria, nem com tantos cavalos. Mas tento muito, e ainda hei-de conseguir.
Companheiros, Ao que sei, neste caso, a técnica não é dos manuais da Volvo, mas sim da Perkins. Até podem dizer que é a mesma coisa, mas faz a diferença. Também ao que sei, este barco já não estava em regata, desde a F.Foz. Motivo: 20 m2 de rede de emalhar vedação de obras presa no hélice e na aranha, que o amigo Zé Luís, fez o favor de retirar. Em todo o caso, tomariam muitos a mijar assim, porque quem assim mija, não está e(s)ntupido. Saudações náuticas / C.F. / WA
4 comentários:
Não percebi... para além de alguém estar a mijar e descarregar para o mar.... não vejo mais nada de secreto.
Grande maestria nesta mareação.
Eu próprio, tentando implementá-la, não o faço com esta maestria, nem com tantos cavalos.
Mas tento muito, e ainda hei-de conseguir.
joao, pk mijas pouco... é da idade.Mijar com um repuxo daqueles não é para qualquer um.
Mas olha que andam por aí outros ainda melhor, que apontam umas ventoinhas contra as velas para as encher, sempre dá mais 0,1 nó.
Companheiros,
Ao que sei, neste caso, a técnica não é dos manuais da Volvo, mas sim da Perkins. Até podem dizer que é a mesma coisa, mas faz a diferença. Também ao que sei, este barco já não estava em regata, desde a F.Foz. Motivo: 20 m2 de rede de emalhar vedação de obras presa no hélice e na aranha, que o amigo Zé Luís, fez o favor de retirar. Em todo o caso, tomariam muitos a mijar assim, porque quem assim mija, não está e(s)ntupido.
Saudações náuticas / C.F. / WA
Enviar um comentário