terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ryanair Ocean Race

No passado fim-de-semana, 3 dos melhores velejadores Aveirenses deslocaram-se a Alicante, com o claro intuito de estarem presentes na "IN PORT RACE" de abertura da afamada VOLVO OCEAN RACE. O grande patrocinador da nossa ida foi um tal irlandês católico de nome "Ryan" que literalmente nos ofereceu as viagens. Ida a 1 cêntimo, repito, a 1 cêntimo e regresso ao mesmo preço. As taxas de aeroporto e combustível estão obviamente incluídas. Isto sim, são patrocinadores a sério.

O Cap. Cadima foi com estatuto de chefe de missão e em representação da ANTorreira, Cap. Antº Luís em representação do CVCN e eu em representação da AVELA para além de levar credenciais da Junta de Freguesia de Trofa (Mourisca do Vouga). Poucas diferenças para Sanxenxo (da edição anterior), com menos público mas com mais animação. Impressionou-nos o filme "LIFE AT EXTREME" mostrado num CINE de bolso montado para o efeito pela VOLVO, onde saltavam à retina imagens impressionantes das edições anteriores. Desde Sir Peter Blake até ao "afogamento" do Movistar, dos recordes do ABN AMRO até ás peripécias dos brasileiros do BRASIL ONE, tudo isto com imagens de grande qualidade das perigosas mareações dos mares austrais. Espectacular. Os barcos são lindos, e a atmosfera do porto também se recomenda. A animação está bem cuidada, muitos bares no porto de regata e uma organização exemplar. Conseguem ser ainda mais perfeitos que as organizações da AVELA. O tacho é que tem de se pagar, o que convenhamos, é uma grande chatice. Muito "merchandise", muito espaço de lazer para os mais novos e sobretudo muita motivação dos Alicantinos para esta regata. Foram centenas os barcos particulares, que acompanharam os RACERS. A marina ficou vazia, durante as 2 regatas de Sábado. Sobre a regata e as posições na tabela, os espanhóis arrebataram tudo com os seus barcos da TELEFONICA, podendo clicar na página da regata para ver detalhes.

Na edição deste ano não é preciso descarregar o "software" do VIRTUAL SPECTATOR para seguir a regata, basta aceder a um "Plug-in" na própria página e temos direito a imagens (quase) em directo. Pelo menos é a promessa da organização. Câmaras e tralha de filmagem não falta a bordo de cada barco, vamos ver é se a coisa funciona. É a aposta na "mediatização" do evento, no sentido de ir buscar mais patrocinadores. A coisa nestas andanças, também já respirou melhores ares!!! Para a semana começa propriamente a primeira etapa, que ligará Alicante à Cidade do Cabo com passagem a oeste de Fernando Noronha. A correr (muito bem) é coisa para 3/4 semanas.

Por Alicante ficou marcada a presença em muitos bares e restaurantes, com "paellas", "tapas", "arroz negro", "jamon" e muita "caña" a testemunharem a nossa paixão por regatas. Isto é um grande desporto. Grandes garfadas e grandes "goladas". Apesar da grandiosidade do evento, o momento de ouro é realmente à mesa, e é aí que os velejadores Aveirenses marcam a diferença para as restantes tripulações. Grandes Azimutes, meu ! Tudo isto agora relatado, passou-se com uma temperatura amena, sempre acima dos 20º, possibilitando repastos em esplanadas de sonho. Do tipo "Jacuzzi", com menos bolhinhas, mas com muito melhores paisagens.
A VOLVO já anunciou que repete a coisa em 2010/2011. Se a Ryanair não falir até lá, não sei, não sei.

3 comentários:

almagrande disse...

Eh Comandante Pardal, ganda fim-de-semana. Esse tal de Ryan deve ser um gajo porreiraço!

Carlos Cadima disse...

Não te esqueças que a Volvo Ocean Racing em Alicante de noite é um Esssspeeeeeetaaaacccuuuulllllloooo.

Foi tudo muito soft.

Anónimo disse...

que ganda noia..