quarta-feira, 11 de junho de 2008

Regata dos 200 Anos

No próximo fim-de-semana realizar-se-à uma Regata destinada a cruzeiros à vela, comemorativa dos 200 anos da abertura da barra de Aveiro. É uma organização conjunta da APA e do CVCN.
Na semana passada brinquei com a APA, devido ao facto de "facturar" aos Clubes (AVELA e penso que Galitos também) energia a preços exorbitantes. Peguei no Cartaz da Regata e chapei um simbolo da electricidade (faísca) e um ladrãozito, e chamei-lhe REGATA DO ROUBO.


Recebi no dia seguinte o comentário abaixo transcrito.


Anónimo disse...
Pois é, quem se põe a publicar catazes electro-difamatórios, sujeitasse a apanhar com um raio , (cabo electrico), no totiço...Vamos lá ter cuidadinho com a lingua, senão... Este post é anonimo por razões óbvias...


Na Nazaré depois do Jantar, fui confrontado em tom de ameaça de ter "adulterado" um cartaz, de ter denegrido a imagem da APA e do CVCN, etc, etc, etc, que a AVELA não se poderia queixar pelo facto de nada pagar à APA da taxa de ocupação... e o diabo a sete. Poderia ainda me aleijar, são coisas muito sérias, etc, etc.


Queria antes de mais retrata-me perante os ofendidos. Da parte do CVCN da qual sou sócio com muito orgulho e honra, farei a minha explanação ao Cap. David Calão e á sua Direcção e o assunto ficará certamente esclarecido. À parte da APA, certamente será um pouco mais complicado, pois apesar de não conhecermos a pessoas (não me lembro de ver ninguém em cerimónia nenhuma relacionada com o recreio), a imagem que transparece para fora, não é certamente das mais simpáticas.


No entanto, e para que fique aqui registado, apresento as minhas mais sinceras desculpas à APA na parte em que se sentiu ofendida, naqueles 6 cm2 referentes ao cartaz adulterado. Não foi meu propósito ofender a APA ou quem superiormente a dirige, mas sim alertar para uma situação que me parece à primeira vista "IMORAL" - Ganhar dinheiro, com a energia que um clube consome. Até me poderão dizer e argumentar com decretos, portarias, despachos e analogias juridicas, que a situação é legal - eu até faço um esforço para acreditar. As amnistias às FP's, os empréstimos do BCP aos meninos dos chefes, as viagens dos deputados, tudo também foi ( e é) legal e mais do que legal, no entanto a IMORALIDADE não se apagará da memória. Mas espero, que aceitem as desculpas e se eu puder, apresentar-me-ei durante a v/ REGATA para o fazer pessoalmente.

***
A talho de foice, e perante alguns "marinheiros" com dor de corno pelo facto do CVCN estar a organizar esta regata em vez de um "sindicato" com todos os clubes, pergunta-se:


Quem sabe organizar regatas ?


Quem tem juízes de regatas?


Quem tem zebros e embarcações para acompanhamento ?


Quem tem "Know-how" sobre estas matérias ?


Qual o Clube que mais regatas costeiras organizou ?


Por mim, está mais que explicado . . .

21 comentários:

Anónimo disse...

Oh Pardal,espera pela facturação da APA ao CVCN da areia que vão de lá tirar !!!!!!!! Sim ,porque este ano é a última vez que os barcos ainda conseguem sair em Maré Alta !!!!!
Confio em que o CVCN tenha mais saber que o AVELA na condução das negociações...o que não é dificil.
Constou-me que o AVELA estava em guerra interna por causa da prepotencia de dois acólitos da Direção que fazem o que lhes apetece á revelia da Direção e contra os sócios pagantes,donos dos barcos e a razão da existência do clube!!!!! Será ?? Constou-me ainda que já estão em partilhas do clube : Os donos dos barcos,e que PAGARAM O PONTÃO,ficam com o dito e os outros com a máquina da cerveja e o casebre que é da APA...será??
Olho Vivo

Anónimo disse...

Sobre a Clube da Costa Nova tens toda razão. Sobre a APA o melhor é estares calado, pois aqueles "filhos da nação" rebentam o recto a quem aparece pela frente.
Pedir desculpas quando não devias, também é bonito. Evitar problemas é o lema. A ria de Aveiro já é um CACHO de problemas.

ass: 38 pés

Anónimo disse...

Até que enfim alguém chama os bois pelo nome....ou alguém que acuse quem está verdadeiramente a incendiar as relações com a APA e a prejudicar seriamente a Associação e a vela de cruzeiro.
Se alguem não percebeu, transcrevo o excerto elucidativo do comentario do Anonimo ... (de cima)
"o AVELA estava em guerra interna por causa da prepotencia de dois acólitos da Direção que fazem o que lhes apetece á revelia da Direção e contra os sócios pagantes,donos dos barcos e a razão da existência do clube!!!!!"

Jose Angelo Gomes disse...

Gostei do ANONIMO de cima, quando diz que alguém chama os bois pelos nomes.... Anonimamente.
Vamos mas é sarar essa porra com umas gotas de conversa da boa,e já agora uma tisana de juízo....

Jose Angelo Gomes disse...

Esquessime de ler tudo , e � o que d�.
Pretugu�s sempre, que o acordo d� jeito.
F�nix, p�!!!!!

Anónimo disse...

Caros amigos,
Em nome do CVCN de que sou o actual presidente da direcção, acho que as afirmações feitas ao abrigo do anonimato são uma completa asneira e não tem um minimo de fundamento.O CVCN tem em relação ao problema do assoreamento lutado juntamento com outros clubes para a criação de uma associação de clubes da Ria, para nós a Ria os seus problemas e soluções para os mesmos ultrapassam largamento as competencias das novas autoridades portuárias(APA).A única motivação neste processo é continuar a contribuir para o desenvolvimento do desporto que ao longo dos anos vimos trabalhando para o seu desenvolvimento na nossa região.
O CVCN merece pelo que tem feito um pouco mais de respeito.
David Calão

Anónimo disse...

Ponto da situação:

1-Que o CVCN está totalmente assoreado- é um facto.
2- Que o CVCN,ANGE,Sporting,AVELA organizam regatas - é um facto.
3- Que a APA está a tentar extorquir dinheiro da AVELA debitando a energia a preço inconstitucional- é um facto.
4- Que o ambiente na AVELA está menos bom- é um facto.

Afinal porque é que estão aqui tantos a queixar-se de dores de parto ?????
Aceitam-se soluções que é o que é preciso. Mas por favor não queiram escamotear as verdades.
As verdades são para se dizer pois só assim se poderá chegar ás soluções.
A RIA de AVEIRO merecia ser um exemplo de como aproveitar a natureza . QUANDO ??

Zé ... (só não me identifico totalmente para não criar mais polémica)

Anónimo disse...

Boa noite,
Quanto as dores de parto o CVCN não as têm.
O assoreamento é um facto natural a Ria não existiria sem intervenção humana.
De Zès Ninguens está este País cheio o que é necessário é dar o rosto ao mar, mesmo que o vento não seja de feição.
Qt aos outros clubes não emito opiniões.Falo do que sei.
David Calão

Anónimo disse...

Agora só te resta pores a rabinho entre as pernas e ires a regata
Já agora a Entrada da Barra de Aveiro só da para o CVCN?

CELTA MORGANA disse...

Não posso entender este "diz que diz" debaixo da capa do anonimato.
Nunca percebi, as "dores de corno" entre (todos) os Clubes da Ria de Aveiro. Parece que cada um é melhor que o outro, e a desgraça de um é motivo de satisfação de outros.A razão pela qual sou sócio de 2 clubes (AVELA e CVCN), assenta no facto de se complementarem. No CVCN estive lá 7 anos com o WOOLOOMOOLOO, fiz grandes amigos e reconheço capacidade de organização, fomento do ensino da Vela, pachorra para lidar com garotos, instalações próprias porreiras, só que a malta está mais virada para a vela ligeira, ratings e aquelas coisas todas HI-Tech. Não partilho muito da vela ligeira, se calhar pelo facto de ter começado nestas andanças apenas aos 33 anos. Antes disso, velas só no bolo e em finais de Outubro. Mas será que não precisamos de vela ligeira ? Será que com a vela ligeira na Ria, não cabem na Ria os barcos com cozinha?
A AVELA é um clube que assenta numa estrutura tipo associação de proprietários, mas com horizontes mais alargados. Organiza eventos sempre abertos a outros clubes e comunidade em geral e dedica-se mais à "navegação de altura" (gosto deste termo)com cozinha a bordo, condimentos vários e muitos taninos. É hospitaleira e responsável por grande parte dos veleiros de longo curso pernoitem em Aveiro.
Visto o andamento deste autêntico "forum" isto só se endireita com uma regata ou um jantar !!
EU VOTO NUM JANTAR ENTRE OS AVELAS E OS COSTASNOVAS.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Por norma, pelo menos uma vez por semana faço um "zapping" pelos blogs ligados à nautica de pessoas da Região de Aveiro para ler algumas novidades e pensamentos.
Foi por isso com muito espanto que li o que aqui se anda a dizer e o modo como se diz.
Sinceramente não percebo o que alguns comentários pretendem, mas é pena que sob a capa do anonimato as pessoas digam tudo o que lhes vem à cabeça sem pensarem nos impactos que as suas afirmações podem causar.
Sempre que intervenho, admito que não são muitas, assumo o que escrevo, são posturas perante a vida de responsabilização pelos nossos próprios actos, reconheço que não posso exigir o mesmo de todas as pessoas.
Posto isto permitam-me que diga algumas pequenas coisas sobre os comentários acima colocados e sobre o próprio artigo do Blog:
1º Em relação à regata dos 200 anos da Abertura da Barra: Em primeiro lugar desejo a maior felicidade para a organização da Regata. Porém, na minha modesta opinião, houve falta de visão, por parte da APA, ao organizar esta regata desta forma uma vez que, sabendo eles que estava a ser organizada uma regata internacional pela AVELA, faria todo o sentido tentar conciliar as duas regatas "colando-as" uma à outra. Isto é, faria todo o sentido que a Regata dos 200 anos fosse no fim de semana imediatamente seguinte à II Regata Internacional Rias Baixas à Ria de Aveiro, por forma a aproveitar as embarcações estrangeiras que participaram no primeiro evento;
2º Ainda em relação à Postura da APA em relação a regata, revelador da falta de bom senso da APA nestes assuntos clubisticos, é o facto de na conferência de imprensa de divulgação da regata, vir afirmar que era sua intenção organizar uma regata que ligasse o Porto da Figueira da Foz ao Porto de Aveiro, ora, será que se esqueceram que a AVELA organiza há vários anos a Regata inter-cidades Aveiro-Figueira da Foz? Será que se esqueceram dos vários jantares de entrega de prémios em que estiveram representados, na sua maioria das vezes, pelo Engenheiro Rui Paiva?
Eu julgo que não se esqueceram, mas isso fica para mim e para algumas considerações que as guardarei para lugar próprio;
3º Quanto à situação interna da AVELA, mais uma vez é fácil, sob a capa do anonimato vir-se afirmar que “Constou-me ainda que já estão em partilhas do clube: Os donos dos barcos,e que PAGARAM O PONTÃO,ficam com o dito e os outros com a máquina da cerveja e o casebre que é da APA...será??”
Ainda ponderei duas justificações para este comentário, mas sinceramente acho que me vou limitar a uma: a pessoa que escreveu isto demonstra uma ignorância gritante sobre a vida do AVELA e uma falta de bom senso e respeito que só pode ser explicada pela fácil capa do anonimato.

Miguel Varela

Eugénio disse...

Grande Pardal!!! O teu blog não tinha bocas quase nenhumas, mas agora vingaste-te. Quando queres, sabes meter o pessoal a mandar bocas :)

(estou à espera do proximo post)

Anónimo disse...

BOLETIM CLINICO DA AVELA

1-Foram identificados os portadores do virus.
2-A Direcção solicitou a intervençao do VETERINÁRIO para extracção das partes contaminadas.
3-O Inst.Ricardo Jorge enviou relatório:
A-Trata-se de lingua,afiada,comprida,tipo ferrão.
B-Deve ser extraida de imediato.
C-Os dois elementos contaminados devem ser mantidos à distancia por tempo indeterminado.
D-O não cumprimento destas directivas pode originar o alastramento da pandemia e o inevitável encerramento do Clube.
E-Estado dos contaminados:
Duartus...irrecuperavel.
Madalinius... poderá melhorar com tratamento de xoque (1500 wolts)
O Director
4- Clube com possibilidades de recuperação se a Direcção DIRIGIR.
AMEN

Anónimo disse...

É engraçado que o iluminado (será por isso que assina como AMEN?)que escreveu o comentário anterior deve estar também contaminado dado que demonstra um dos sintomas: "Trata-se de lingua,afiada,comprida,tipo ferrão."
Porém, parece igualmente demonstrar outro sintoma: falta de noção de bom senso.
Será tão complicado as pessoas assumirem aquilo que escrevem? A internet e os blogs foram e são uma coisa maravilhosa, contudo também provoca que algumas pessoas demonstrem a sua alegada sapiência de uma forma muito modesta... Porque será que nunca assumem as suas perolas de sabedoria e preferem manter-se anónimos? (é pena que algumas das "doutas" palavras que aqui têm sido escritas continuem orfãs do seu autor).
Modéstia? Vergonha? Cobardia?
Só o autor das palavras o saberá...
Sinceramente, não vou contribuir mais para este peditório, existem locais próprios para estas conversas e, que eu saiba, a AVELA sempre se pautou por ser uma Associação aberta a criticas e desejosa de colaboradores activos e interessados, por isso não vejo motivos para que quem escreve tais coisas (seja ele sócio ou não sócio) não tire a sua mascara de anónimo e nos venha ajudar nos pontos que considere estarem menos bem na associação.


Miguel Varela

Anónimo disse...

Perante todos os comentários que surgiram, não se percebendo muito bem qual a sua motivação, a Direcção da AVELA, vem convidar todos os subscritores (associados e não associados) a comparecerem, hoje ao fim da tarde, na sede da Associação, para uma conversa franca com vista a tentar-se perceber o que, na sua opinião deve ser mudado e tentarmos, todos juntos, melhorar a Associação.
A AVELA, sempre resolveu os seus assuntos internamente, sem necessidade de vir para a praça pública, não se compreendendo, por isso, a razão de subitamente surgirem estes comentários.
Para a Direcção da AVELA, este assunto termina aqui e pede aos subscritores das mensagens que façam uma análise sobre quais os reais objectivos das suas interpelações: se efectivamente são para o bem da Associação, então venham ao local proprio para se debaterem estes assuntos (sede);
Se o que efectivamente pretendem é dizer mal só por dizer, então abstenham-se de tal e guardem as suas energias para navegarem.

P'lo Paulo Reis
Miguel Varela

Anónimo disse...

ACTUALIZAÇÃO DO BOLETIM CLINICO DO AVELA

1-O Virus alastra e sofre alterações.
2-Tudo indica estar a propagar-se ao cerebro.
3-O último contaminado,Miguelius,teve um orgasmo intelectual com transbordancia de massa encefálica.
4-Dada a juventude,o ferrão esta afiado e começam a aparecer-lhe espinhas por causa da masturbação cerebral.
5-Alto risco de contaminação de Paulius dada a proximidade com Miguelius.
6-A Pandemia parece instalada em consequencia destas orgias patetico-moralistas descurando a eliminação do VIRUS.
7-São notórios os indicios de cegueira precoce deste último contaminado-Miguelius.
O Director

Anónimo disse...

Eu tinha afirmado que não iria contribuir mais para este peditório mas, a partir do momento que passam a ataques pessoais que roçam a ofensa, não posso deixar de lamentar que o seu autor não tenha a coragem de se assumir.
Ficará ao critério de cada um julgar o que aqui se escreveu.

Miguel Varela

Anónimo disse...

Actualização do Boletim clinico do AVELA :

1-É confrangedor a reacção continuada deste jovem às chalaças gratuitas e provocatórias.
2-O virus está de facto dessiminado atingindo duma forma aguda o cerebro ao ponto do jovem se julgar um heroi apenas e só porque declarou o seu nome ...
3- São visiveis espasmos violentos de verborreia patética duma vaidade incontrolável.
4-É por demais evidente a pequenês mental ,a imaturidade ,a incapacidade de quem se quer afirmar como alto dirigente de Clube e se deixa embalar por ridiculas provocações...
5-A todos os leitores peço que reflitam na fragilidade destes directores de Clube. São tal qual o Governo: uma me... até dá pena .
6- O virus atacou-lhes forte...

Amen

Anónimo disse...

Amen
Deves ser:
1: um cromo
2: um cromo que não sabe navegar
3: um cromo que não sabe navegar e não sabe viver em sociedade

Já agora és mesmo cromo

Amen para ti também

Anónimo disse...

Qual é a piada de andar a provocar as pessoas com comentários anónimos?
"boletim clinico da AVELA" ?
E que tal fazeres esses comentários mas assinados com o teu nome?